Resumo da notícia
- A cotonicultura no Paraná ganha força com a valorização das fibras naturais e a busca por alternativas aos tecidos sintéticos, favorecendo a diversificação da produção rural e a rotação de culturas.
- Produtor em Santo Inácio aposta no algodão, que se adapta bem ao solo local e tolera veranicos, destacando a organização da cadeia produtiva como fator para o investimento na cultura.
- A preocupação com microplásticos dos tecidos sintéticos impulsiona o interesse pelo algodão, que pode ser alternativa ambientalmente mais sustentável, desde que manejado com práticas agrícolas responsáveis.
A cotonicultura no Paraná começa a ganhar novas oportunidades com a valorização das fibras naturais e a busca por alternativas aos materiais sintéticos. Além do interesse da indústria têxtil, o cultivo de algodão pode contribuir para diversificar a produção rural e favorecer o desempenho de outras culturas por meio da rotação de culturas.
Em Santo Inácio, no norte paranaense, o produtor Ricardo Padulla arrendou 35 hectares para cultivar algodão. Ele planeja iniciar a semeadura até a primeira quinzena de novembro e aposta na adaptação da cultura às condições da região.
“É uma cultura que se adapta bem ao solo de arenito e que tolera as adversidades climáticas que a gente tem, como os veranicos. Então, acredito que o algodão se adapte até melhor do que a soja na nossa região. E como é uma cadeia bem-organizada, resolvi apostar”, conta o produtor.
- Safra 2025/26 do algodão pressiona prazos de embarque com pluma ainda em beneficiamento
- Dia Mundial do Algodão: Brasil celebra recorde nas exportações
Fibras naturais ampliam oportunidades
A procura por matérias-primas de origem natural abre espaço para o algodão na indústria têxtil. Ao mesmo tempo, a discussão sobre os impactos ambientais das roupas aumenta a atenção sobre a origem das fibras utilizadas na fabricação de tecidos.
Além da questão ambiental, a valorização das fibras naturais pode criar oportunidades para produtores que buscam diversificar suas atividades e atender à demanda da indústria têxtil. No Paraná, a retomada do algodão depende de condições favoráveis de mercado, custos de produção competitivos e acesso à assistência técnica rural. Esses fatores são importantes para transformar o interesse pelas fibras naturais em oportunidades concretas no campo.
Nesse cenário, a cotonicultura paranaense pode encontrar espaço para crescer, desde que os produtores avaliem a viabilidade econômica do cultivo e contem com suporte técnico para conduzir as lavouras.
Microplásticos colocam os tecidos sintéticos em debate
A preocupação com os microplásticos também alimenta o debate sobre as fibras usadas na produção de roupas. Tecidos sintéticos, como poliéster e náilon, podem liberar microfibras durante a lavagem, que chegam aos sistemas de esgoto e, em determinadas condições, ao ambiente aquático.
Estimativas divulgadas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) indicam que a lavagem de tecidos sintéticos está entre as fontes de microplásticos encontrados nos oceanos. O impacto, porém, depende de fatores como o tipo de tecido, os processos de fabricação, a frequência de lavagem e o tratamento dos efluentes.
A discussão também reforça a importância de avaliar o ciclo de vida dos materiais usados na indústria têxtil. Nesse cenário, o algodão ganha relevância como alternativa de origem natural. No entanto, seus benefícios ambientais dependem de fatores como o consumo de água, o manejo da lavoura e o uso de insumos agrícolas. Por isso, a escolha das fibras precisa considerar tanto os impactos da produção quanto os efeitos do descarte e da lavagem das roupas.
A discussão sobre a origem das fibras também envolve mudanças nos hábitos de consumo e na indústria da moda. A durabilidade das peças, a frequência de lavagem e o descarte adequado influenciam os impactos ambientais das roupas ao longo do tempo. Por isso, ampliar o uso de fibras naturais é uma das possibilidades em debate, mas a redução da poluição também depende de melhorias nos processos de fabricação e de consumo mais consciente.
Estudo amplia debate sobre a exposição ao plástico
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Newcastle, na Austrália, para a organização ambiental WWF estimou que uma pessoa pode ingerir, em média, cerca de cinco gramas de plástico por semana. O estudo reuniu pesquisas sobre a presença de microplásticos em alimentos, água e outras fontes de exposição.
A estimativa ajudou a ampliar o debate sobre a presença dessas partículas no cotidiano. No entanto, ela não representa uma medição direta da quantidade ingerida por cada pessoa e não deve ser interpretada como um valor individual exato.
Para Michel Rodrigues dos Santos, do WWF-Brasil, enfrentar o problema exige mudanças que envolvam diferentes setores.
“Quando nós olhamos as evidências e os estudos científicos, a dimensão do problema é sistêmica. Então, a solução também precisa ser sistêmica. O agronegócio pode ter um papel relevante se colocar como alternativa alguns produtos”, disse.
Congresso reúne produtores e especialistas
O interesse pelas fibras naturais também mobiliza representantes do setor produtivo paranaense. Em setembro, o Sistema FAEP e a Associação dos Cotonicultores Paranaenses (Acopar) levaram 20 produtores ao 15º Congresso Brasileiro do Algodão, realizado em Belo Horizonte.
O encontro reuniu participantes da cadeia produtiva para discutir desafios, tecnologias e oportunidades para a produção de algodão. Entre os temas em debate está a possibilidade de ampliar o cultivo em regiões que já tiveram participação expressiva na atividade.
Almir Montecelli, presidente da Acopar, relaciona a preocupação com os microplásticos à busca por tecidos de origem natural.
“Esse problema do microplásticos já é conhecido há algum tempo. Médicos e mães sabem muito disso. Toda mãe sabe a importância de colocar uma roupa de algodão num bebê”, aponta.
Paraná busca recuperar espaço na cotonicultura
O algodão já teve grande importância na agricultura paranaense. Na safra 1991/92, o estado cultivou aproximadamente 709 mil hectares, o equivalente a 36% da área nacional destinada à cultura.
A atividade, entretanto, perdeu espaço ao longo das décadas. Entre os fatores que contribuíram para essa redução estão a expansão da soja, os desafios econômicos e os problemas fitossanitários, como o bicudo-do-algodoeiro.
Atualmente, a área plantada no Paraná está em torno de 1,7 mil hectares, uma fração do patamar registrado no auge da cotonicultura estadual. A retomada, portanto, ainda representa um desafio, embora produtores e entidades do setor identifiquem oportunidades para ampliar o cultivo.
O presidente do Sindicato Rural de Maringá, José Antônio Borghi, avalia que a diversidade agrícola do estado pode favorecer esse movimento.
“O Paraná pode aproveitar essa oportunidade para se restabelecer na produção de algodão, por ser extremamente diversificado na produção rural e por já ter sido o maior produtor de algodão do Brasil. Temos uma oportunidade boa de voltar a trabalhar com essa cultura”, afirma.
Ágide Eduardo Meneguette, presidente do Sistema FAEP, também destaca o potencial da atividade.
“A busca por fibras naturais e o debate sobre a sustentabilidade abrem uma janela de oportunidade para o Paraná. O algodão já teve um papel histórico no nosso Estado e, hoje, com tecnologia, assistência técnica e organização da cadeia, temos todas as condições de reconquistar esse espaço e agregar ainda mais valor à produção paranaense”, avalia.
Produtores veem oportunidade de retomada
Para produtores que já trabalham com a cultura, o algodão representa uma alternativa para diversificar a renda e distribuir os riscos da atividade rural.
Borghi, que cultiva algodão em sistema de rotação de culturas com a soja, ampliou a área plantada de 20 para 100 hectares ao longo de três safras. Para ele, a cultura pode complementar o planejamento da propriedade.
“É uma alternativa interessante para a rotação de cultura”, avalia.
O produtor também destaca a importância de diversificar as atividades para reduzir a dependência de uma única fonte de receita.
“Além disso, contribui para a versatilidade da produção. Quanto mais você diversifica, mais mitiga risco e agrega alternativas de rendimento à atividade rural”, resume.
Assistência técnica apoia os cotonicultores
A retomada da cotonicultura exige conhecimento técnico e organização da cadeia produtiva. Nesse contexto, a Acopar oferece assistência aos produtores, além de apoio com máquinas para colheita e transporte e orientação para a comercialização.
O suporte pode ajudar quem deseja iniciar o cultivo, sobretudo porque o algodão exige acompanhamento frequente da lavoura e planejamento ao longo de um ciclo mais longo.
Em Ibiporã, o produtor Getulio Frederico Neto cultiva algodão com apoio da associação e está no terceiro ano de produção em rotação com o trigo. A experiência tem alimentado suas expectativas para as próximas safras.
“Tive uma ótima produção até agora. Neste ano, a gente também está com expectativa alta para produzir”, relata.
Rotação de culturas pode favorecer outras lavouras
Além de gerar receita com a venda da pluma, o algodão pode contribuir para diversificar o sistema produtivo. Quando planejada de acordo com as condições da propriedade, a rotação de culturas ajuda a distribuir as atividades agrícolas ao longo das safras e pode trazer benefícios para as culturas seguintes.
No Paraná, onde a soja e o milho têm grande participação na produção agrícola, a inclusão do algodão pode representar uma alternativa para produtores que buscam novas fontes de renda. Os resultados, contudo, dependem do planejamento, das condições de solo e clima e do manejo adotado em cada propriedade.
Algodão pode beneficiar a produção de soja e milho
Segundo Wilson Paes, consultor da Acopar e pesquisador aposentado do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), atualmente vinculado ao IDR-Paraná, a cultura pode favorecer o desempenho das lavouras seguintes.
“A cultura do algodão apresenta diversas vantagens para o produtor rural. Quem começa a plantar passa a produzir também mais soja e milho após a rotação”, afirma Wilson Paes, consultor da Acopar.
O especialista também aponta a possibilidade de aumento na produtividade da soja após o cultivo do algodão.
“Após uma lavoura de algodão, a produtividade da soja tende a aumentar até 20%. Então, podemos dizer que o algodão aumenta a lucratividade do produtor de soja”, diz.
O resultado, porém, não deve ser considerado automático. O desempenho das culturas seguintes depende das condições de cada área, do manejo agrícola e do planejamento da rotação.
Manejo técnico exige atenção do produtor
Apesar das oportunidades, ampliar a cotonicultura no Paraná exige preparo. O ciclo mais longo e a necessidade de monitoramento constante tornam o cultivo mais técnico do que outras atividades agrícolas. O acompanhamento de pragas e a avaliação frequente da lavoura são importantes para reduzir riscos e buscar bons resultados.
Paes ressalta que a assistência técnica pode ajudar os produtores a enfrentar essas exigências.
“Muitos agricultores têm dificuldade em ingressar no algodão porque é uma cultura mais técnica, de ciclo mais longo, então exige mais de atenção, avaliação da lavoura e monitoramento de pragas para ter sucesso. Mas aí entra a Acopar, que oferece o corpo técnico para assistir os produtores”, afirma Paes.
Assim, a valorização das fibras naturais abre uma possibilidade de mercado, enquanto a rotação de culturas acrescenta uma vantagem agronômica potencial. Para o Paraná recuperar parte do espaço que já ocupou na produção de algodão, no entanto, será necessário combinar demanda, viabilidade econômica, assistência técnica e organização da cadeia produtiva.