Resumo da notícia
- Pesquisadores da NC State desenvolveram o Plant Armor, um tecido tridimensional que protege plantas de insetos, permitindo a passagem de luz, água e ar essenciais para o crescimento.
- Morangueiros cobertos com o tecido produziram até 3,56 vezes mais frutos comercializáveis, indicando grande potencial para aumentar a produtividade agrícola.
- A tecnologia surgiu de pesquisas para uniformes militares que impedem picadas de mosquitos, mostrando como inovações podem ganhar aplicações inesperadas na agricultura.
Uma “armadura” para proteger soldados contra picadas de mosquitos terminou cobrindo pés de morango.
Parece uma daquelas histórias em que alguém tenta resolver um problema e, quase por acidente, encontra resposta para outro completamente diferente.
- Morango perde qualidade com frio e umidade no Rio Grande do Sul
- Importação de morango do Egito cresce e ameaça produtores brasileiros
Foi mais ou menos isso.
Pesquisadores da North Carolina State University (NC State), nos Estados Unidos, desenvolveram um tecido tridimensional que funciona como uma espécie de armadura para as plantas. Batizado de Plant Armor, ele dificulta a passagem de insetos, mas deixa entrar aquilo que o morangueiro precisa: luz, água e ar.
Até aqui, interessante.
O número que realmente chama atenção vem depois.
Nos testes de campo realizados pelos pesquisadores, os morangueiros protegidos produziram até 3,56 vezes mais frutos comercializáveis do que as plantas que ficaram descobertas.
Repito: 3,56 vezes.
Não estamos falando de uma melhora marginal de produtividade. Por isso, se esse desempenho sobreviver a testes maiores e diferentes condições de cultivo, estaremos diante de uma tecnologia que merece ser observada com bastante atenção.
Só que essa história começa muito longe de uma plantação de morangos.
Do uniforme militar para a lavoura

A origem do Plant Armor está em pesquisas que buscavam tornar uniformes militares mais resistentes às picadas de mosquitos e, ao mesmo tempo, melhorar o conforto dos soldados quando utilizavam coletes de proteção.
O professor R. Michael Roe, pesquisador da NC State e um dos autores do estudo, explica que o caminho começou justamente com a tentativa de produzir um tecido para ser usado na região do peito dos soldados, tornando a utilização da proteção corporal mais confortável.
A ciência, porém, tomou outro rumo.
Durante o desenvolvimento, os pesquisadores perceberam que a estrutura tridimensional do tecido poderia funcionar também como uma barreira física contra insetos nas plantas.
A partir daí, uma pesquisa pensada para uso militar ganhou uma possibilidade completamente diferente.
É nesse ponto que a história fica especialmente interessante.
O princípio é simples de entender. Em vez de esperar o inseto chegar à planta para depois combatê-lo, cria-se uma barreira para dificultar que ele consiga alcançar a cultura.
Na prática, menos contato com pragas pode significar menor necessidade de intervenção química.
Não é pouca coisa.
A surpresa estava debaixo do tecido

Havia, porém, um problema evidente.
Cobrir uma planta pode protegê-la dos insetos, mas também pode reduzir a quantidade de luz disponível. E morango precisa de luz para produzir.
Por esse motivo, os próprios pesquisadores esperavam que o aspecto aparentemente opaco do tecido pudesse provocar uma resposta indesejada. Com menos luminosidade, a planta poderia gastar energia formando folhas e caules em vez de frutos.
Só que isso não aconteceu.
Segundo os resultados do experimento, a estrutura do Plant Armor permitiu a passagem da luz necessária. Chuva e circulação de ar também atravessaram o material.
Ao mesmo tempo, o tecido provocou outro efeito.
O material criou um aquecimento relativamente constante ao longo das três temporadas de cultivo observadas pelos pesquisadores.
Com isso, as plantas protegidas conseguiram acumular mais rapidamente o calor necessário para avançar em seus estágios de desenvolvimento.
O efeito apareceu na produção.
Os morangos começaram a surgir mais cedo.
E, quando começaram, apareceram em quantidade muito maior.
Não é hora de cobrir todas as plantações de morango

É justamente neste ponto que precisamos separar uma descoberta promissora de uma solução pronta.
Os testes foram realizados em condições específicas na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Por enquanto, portanto, não é possível afirmar que o mesmo desempenho será repetido em qualquer região produtora.
Os próprios autores deixam claro que ainda é necessário testar a tecnologia diretamente em propriedades rurais, diferentes culturas e outras regiões.
Essa ressalva importa.
Agricultura não acontece dentro de uma planilha.
Temperatura muda. Chuva muda. Umidade muda. Pressão de pragas muda. Custo de mão de obra muda. Por consequência, o que funciona muito bem em determinada região pode não repetir o desempenho milhares de quilômetros depois.
Existe ainda outra questão que será inevitável se o Plant Armor chegar ao mercado em escala: quanto custa?
Uma tecnologia pode aumentar muito a produtividade e, mesmo assim, não fechar a conta do produtor.
Nesse caso, será preciso considerar preço do material, durabilidade, instalação, retirada, manejo, necessidade de mão de obra e ganho efetivo por hectare.
Só depois dessa conta será possível saber se estamos diante de uma curiosidade científica ou de uma tecnologia capaz de mudar a produção comercial.
Até lá, temos uma descoberta extraordinariamente interessante, sustentada por experimentos conduzidos por pesquisadores de uma universidade pública norte-americana, mas que ainda precisa enfrentar o teste mais difícil: a rotina de uma propriedade comercial.
A melhor parte dessa história não são os morangos
Para mim, o aspecto mais interessante do Plant Armor nem sequer é o aumento de 3,56 vezes na quantidade de frutos comercializáveis observado nos testes.
É o caminho percorrido pela tecnologia.
Primeiro, alguém começou tentando proteger soldados contra mosquitos.
Depois, pesquisadores de áreas diferentes cruzaram conhecimentos de engenharia têxtil, entomologia e agricultura.
No fim, o resultado acabou sobre pés de morango.
Esse caminho ajuda a explicar por que inovação não pode ficar presa dentro de setores.
A solução de um problema do campo pode nascer em uma fábrica de tecidos. Da mesma forma, uma tecnologia militar pode terminar numa lavoura. E um material pensado para impedir a picada de um mosquito pode ajudar a reduzir o contato de uma planta com uma praga.
Parece improvável.
Até funcionar.
Talvez seja justamente aí que esteja uma das lições mais interessantes para o agronegócio.
O campo do futuro não será construído apenas por quem entende de agricultura.
Também será construído por quem consegue olhar para uma tecnologia criada para outra finalidade e fazer a pergunta certa: e se isso funcionar aqui?


