A Wine South America (WSA), que acontecerá de 6 a 8 de maio de 2025 na Serra Gaúcha, se consolida como um hub de conhecimento para o setor vitivinícola, explorando temas como crescimento do mercado, oportunidades e o impacto do digital. A feira contará com painéis com especialistas, enólogos e empresários, além de um workshop de planejamento estratégico para o segundo semestre.
Painéis de debate com foco no mercado brasileiro
Os painéis da 5ª edição da WSA abordarão temas relevantes para o mercado de vinhos brasileiro:
- Como cresce o mercado de vinhos no Brasil: O painel ocorrerá no dia 6 de maio. E reunirá líderes do setor para discutir as oportunidades e desafios do mercado brasileiro. Mercado que cresceu 7,9% em volume de vendas em 2024, contrariando a tendência de queda em outros países. Entre os participantes confirmados estão Daniel Panizzi, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra); Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas); e Pedro Hoffmann, conselheiro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Sul (Abrasel).
- Oportunidades do mercado de vinhos no segmento especializado: O painel ocorrerá no dia 7 de maio. E vai explorar o crescimento do consumo de vinhos premium e super premium no Brasil. Com foco nos canais especializados. Entre os convidados confirmados estão Danio Braga, curador do Empório Fasano e presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS Brasil); Rafael Ilan Bernater, proprietário do Bardega; e Marco Bimbatti, sommelier do Grand Hyatt.
- O impacto do digital no mercado de vinhos: O painel, que ocorrerá no dia 8 de maio, discutirá o papel do digital na divulgação, ampliação e conversão de clientes no setor de vinhos. Entre os participantes confirmados estão o influenciador Daniel Perches, do perfil Vinhos de Corte; o sócio-fundador do Brasil de Vinhos, Luiz Gustavo Lovato; e o CEO da Vinícola Jolimont, Wagner Motta.
Workshop de planejamento estratégico para o 2º semestre
Além dos painéis, a WSA oferecerá o workshop “Planeje seu Negócio de Vinhos para o 2º Semestre de 2025” no dia 6 de maio. O workshop, em parceria com o Grupo Venda Mais Vinho, tem como objetivo ajudar os empresários do setor a criarem estratégias claras e focadas em resultados concretos para o segundo semestre. Alias, esse semestre representa cerca de 70% das vendas de vinho do ano.
WSA: Plataforma de negócios e relacionamento
A WSA é destinada ao público profissional do universo do vinho e espera promover mais de 2 mil reuniões de negócios. Além de reunir compradores qualificados e empresas do setor. A feira é realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere. E conta com o know-how da Vinitaly, a maior feira do setor de vinhos do mundo. A WSA reunirá mais de 360 marcas nacionais e internacionais, oferecendo um amplo espaço para a realização de negócios dentro da cadeia vitivinícola.
A mudança da data do evento para maio alinha-se com o calendário de vendas de inverno, quando a demanda por vinhos cresce significativamente no Brasil. A antecipação facilita a comercialização de rótulos e amplia a visibilidade do evento no cenário internacional.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Conheça a Brahma: a gigante dos galinheiros
+ Agro em Campo: Descubra os mitos e verdades sobre cascas de queijos