A colheita do arroz no Rio Grande do Sul já atingiu 79,19% da área semeada, totalizando 768.873 hectares colhidos até esta quinta-feira (17/4), segundo dados divulgados pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A região da Planície Costeira Externa lidera o processo, com 95,02% da área colhida, seguida pela Fronteira Oeste (90,87%) e Planície Costeira Interna (82,87%).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Regiões com menor avanço

Embora a colheita esteja em fase final em algumas áreas, outras ainda registram percentuais menores:

  • Campanha: 71,90%
  • Zona Sul: 66,35%
  • Região Central: 60,31%

Segundo Luiz Fernando Siqueira, gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, a redução da luminosidade diária diminui o ritmo da colheita. No entanto, previsões de clima favorável para os próximos dias devem acelerar os trabalhos, especialmente na Planície Costeira Externa e Fronteira Oeste, que devem ser as primeiras a finalizar a safra.

Monitoramento em tempo real

O Irga atualiza semanalmente os dados da colheita por meio da plataforma Safra. Ela fornece informações detalhadas sobre o andamento da safra de arroz no estado. A ferramenta é alimentada pelos 37 escritórios regionais do instituto, garantindo precisão nos números divulgados.

Leia mais:
+ Agro em Campo: Agrishow 2025 reunirá mais de 800 marcas
+ Agro em Campo: Casca de baru vira insumo sustentável para produção de biodiesel 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE