Após quase uma década sem encontros, o Conselho de Secretários Estaduais de Agricultura (Conseagri) voltou a se reunir oficialmente nesta quarta-feira (30), durante a Agrishow 2025, em Ribeirão Preto (SP). A retomada foi articulada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), sob a liderança do secretário Guilherme Piai, que também ocupa o cargo de vice-presidente do conselho.
A última reunião do grupo havia ocorrido em 2016. Segundo Piai, a reativação do conselho é estratégica para ampliar a comunicação entre os estados e o Governo Federal em relação às políticas agrárias e sociais. “Sentimos falta de diálogo com a União. Precisamos trocar experiências, conhecer o que está dando certo em outros estados e como podemos colaborar entre nós. Essa conexão é essencial”, destacou o secretário paulista.
O atual presidente do Conseagri, Guilherme Saldanha, que também é secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, reforçou que o principal objetivo do conselho é fomentar o intercâmbio agropecuário entre os estados. Ele citou como exemplo de avanço conjunto a criação do certificado fitossanitário para exportação de frutas, resultado direto das discussões promovidas pelo grupo.
A reunião contou ainda com a presença dos secretários estaduais Giovanni Correia Queiroz (Pará), Zeca Ramos da Silva (Sergipe), Rafael Bueno (Distrito Federal) e do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul, Rogério Beretta.
A volta do Conseagri ocorre em um dos maiores eventos do agronegócio do país. E simboliza a importância da articulação política para o desenvolvimento agrícola regional e nacional.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Colheita do caqui atinge pico em Minas
+ Agro em Campo: Embrapa: cultivo sustentável de açaí-solteiro