Resumo da notícia
- A Polícia Militar do Piauí intensificou a Operação Piracema I para coibir a pesca ilegal durante o período reprodutivo dos peixes, apreendendo 150 metros de rede de arrasto proibida em Altos.
- Seis pescadores foram abordados e orientados sobre a pesca esportiva com linha de mão, reforçando a importância do respeito às normas ambientais para proteger os ecossistemas aquáticos.
- As ações também foram realizadas na Barragem do Bezerro, com fiscalização e orientações sobre as restrições da piracema, visando conscientizar sobre o uso sustentável dos recursos naturais.
A Polícia Militar do Piauí intensificou, neste domingo (7), as ações da Operação Piracema I. Ela tem como objetivo coibir práticas ilegais de pesca durante o período reprodutivo dos peixes. Em operações realizadas pelo Batalhão de Policiamento Ambiental, a corporação apreendeu 150 metros de rede de arrasto no Açude do Gavião, no município de Altos, equipamento cujo uso é proibido por lei.
Durante a fiscalização, os policiais abordaram e orientaram seis pescadores que realizavam pesca esportiva com linha de mão. Ressaltando a importância de respeitar as normas ambientais que protegem os ecossistemas aquáticos.
As ações também se estenderam à Barragem do Bezerro, em José de Freitas, onde o policiamento fluvial percorreu toda a extensão do reservatório. A guarnição reforçou as diretrizes de preservação ambiental e orientou os pescadores locais sobre as restrições do período da piracema, que proíbe a captura de determinadas espécies.
- Pesquisadores do Amapá transformam milho e laranja em bioplástico
- Ibama apreende 268 animais silvestres vítimas de tráfico
De acordo com o Comando de Policiamento Ambiental, a prioridade da operação é educativa e preventiva. As equipes buscam conscientizar a população sobre o uso sustentável dos recursos naturais. Portanto, reduzindo as práticas de pesca predatória e promovendo o equilíbrio ambiental nos principais corpos d’água do estado.