Neste domingo (30), Santa Catarina registrou a menor temperatura do ano, com termômetros marcando -7,2°C em Urupema. O amanhecer também trouxe congelamento de pistas e formação de geada em diversas regiões do estado. A Defesa Civil emitiu uma nota sobre o monitoramento das temperaturas.
Na noite de sábado (29) e na manhã deste domingo (30), as estações meteorológicas oficiais registraram temperaturas mínimas em várias cidades. Além de Urupema, São Joaquim atingiu -6,5°C e Urubici registrou -5,3°C, conforme ilustrado abaixo.
Durante a madrugada e o amanhecer, as temperaturas variaram de -7°C a 3°C do extremo Oeste aos planaltos, e de 0°C a 11°C no litoral e no Vale do Itajaí. As temperaturas extremamente baixas resultaram na formação de geada e no congelamento de pistas, encanamentos, plantas e até de lagos e caixas d’água na Serra Catarinense.
Até a manhã desta segunda-feira (01), espera-se que as temperaturas permaneçam negativas ou próximas de 0°C nas áreas mais altas dos planaltos, no Meio-Oeste e na Grande Florianópolis Serrana. No restante do estado, as temperaturas devem variar entre 1°C e 6°C no próximo amanhecer.
Diante da previsão de baixas temperaturas, é essencial seguir algumas recomendações para garantir a segurança e o bem-estar:
- Atenção especial à população mais vulnerável, como idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
- Abrigue animais domésticos durante as noites frias.
- Agasalhe-se bem e beba bastante água.
- Evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos.
Essas medidas são fundamentais para enfrentar o rigoroso frio que se instalou em Santa Catarina e garantir a saúde e segurança de todos.