Os preços do etanol caíram novamente na última semana no mercado paulista, de acordo com levantamento do Cepea. O etanol hidratado registrou média de R$ 2,5977 por litro entre 12 e 16 de agosto, um recuo de 1,35% em comparação com a semana anterior. O etanol anidro também teve queda, com o preço a R$ 2,9473 por litro, uma baixa de 2,15% no mesmo período.
Análise dos preços do etanol no mercado paulista
Pesquisadores do Cepea afirmam que as distribuidoras agiram com cautela, priorizando a retirada de volumes negociados anteriormente. Em resumo, quando participavam do mercado, buscavam valores mais baixos. Do lado dos vendedores, a atenção estava voltada para as condições climáticas que afetam a cana-de-açúcar, especialmente com o retorno das altas temperaturas e do clima seco.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Camu-camu – fruto da Amazônia gera emprego e renda
+ Agro em Campo: Conheça a batata-doce que combate à fome no Semiárido pernambucano
Embora o ritmo das negociações tenha sido lento, dados monitorados pelo Cepea mostram que a quantidade de etanol hidratado vendida em agosto já é mais de 100% superior ao volume negociado no mesmo período em 2023.
Etanol hidratado
Os pesquisadores do Cepea observaram um movimento de alta há pouco tempo. Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, as vendas de etanol hidratado em São Paulo ultrapassaram os 100 milhões de litros. Ou seja, marcou o segundo maior volume negociado na temporada 2024/25. O recorde deste ciclo foi registrado na semana de 12 de abril. Portanto, o acumulado do ciclo, que vai de 1º de abril a 3 de agosto, houve um crescimento de 113,5% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2023.