Na edição histórica de 30 anos da Agrishow, a Valtra reforçou sua liderança no setor agrícola e celebrou seus 65 anos de presença no Brasil com uma série de lançamentos, investimentos e parcerias estratégicas. Em coletiva de imprensa, os executivos da marca apresentaram novidades em produtos e ações voltadas à capacitação profissional, conectividade e presença junto ao produtor rural.
Tecnologia e potência: lançamentos que marcam a feira
Entre os destaques, está o lançamento do Valtra S6, trator da sexta geração da marca, que representa um novo patamar em desempenho, conforto e conectividade. Com motor AGCO Power de 8,4 litros, o S6 entrega mais de 400 cv de potência e traz transmissão CVT inteligente, sistema hidráulico de alta capacidade e cabine com visibilidade panorâmica e ergonomia de ponta. O modelo integra sistemas avançados de telemetria e gerenciamento remoto, permitindo ao produtor monitorar operações em tempo real.

Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo
“Há diversas culturas-chave no Brasil, como café, soja, e principalmente a cana-de-açúcar, que é a força do agro. A Valtra está inserida desde o início desse desenvolvimento, acompanhando a expansão da área plantada e o aumento da produtividade nas últimas duas décadas”, afirmou Marcelo Traldi, vice-presidente de Fendt e Valtra na América Latina. “Fomos a primeira fabricante de tratores a se instalar no Brasil, e seguimos como pioneiros na produção rural, liderando em tecnologia e conectividade.”

Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo
Outro lançamento de peso foi o Pulverizador Série R42, com barra de pulverização de 42 metros, projetado para alto rendimento e eficiência operacional. Equipado com mais de 400 cv de potência, o R42 integra soluções de agricultura de precisão, controle de seções, bicos com desligamento automático e suspensão pneumática inteligente. Portanto, garantindo aplicação uniforme e redução de desperdícios.
Inovação aliada à tradição no mercado canavieiro
Segundo Cláudio Esteves, diretor de vendas da Valtra, o compromisso com o segmento de cana-de-açúcar é histórico e faz parte da identidade da empresa. “Cana não é um segmento, faz parte do nosso DNA. Estamos há 65 anos à frente no mercado e seguimos investindo em tradição e inovação para evoluir junto aos produtores. Nosso posicionamento se baseia na proximidade com o cliente, tanto no campo quanto nas soluções digitais”, disse.

Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo
Esteves destacou ainda a nova identidade visual da Valtra e o investimento em tecnologias como a telemetria, que possibilita o acompanhamento das máquinas em tempo real. “Mais do que vender máquinas, queremos estar ao lado do produtor. Hoje, 71% da frota agrícola tem mais de 11 anos, e a Valtra é a única que atua com remanufatura de motores e transmissões, oferecendo soluções que aumentam a vida útil dos equipamentos.”
Capacitação como pilar estratégico
A Valtra anunciou também um robusto programa de capacitação técnica, com três frentes principais. A primeira delas é a recente inauguração do Centro de Treinamento de Jundiaí, com 1.750 m² e investimento de R$ 19 milhões, voltado à formação de operadores e técnicos especializados.
A segunda frente é a parceria com o SENAI, já em andamento na unidade de Sorriso (MT). Com isso, oferecendo treinamentos técnicos e práticos para mão de obra qualificada no agronegócio.
Já a terceira iniciativa envolve uma colaboração com o Governo do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza, com foco na formação de jovens para atuar nas áreas operacionais e tecnológicas do campo.
Foco no cliente e portfólio completo
Fábio Dotto, diretor de marketing da Valtra e Fendt, reforçou o foco da marca em oferecer soluções que atendam a todas as etapas do processo produtivo. “Hoje temos mais de 65 soluções pensadas para o agricultor, com mais de 46 faixas de potência. Nosso objetivo é entregar uma gama completa para que o produtor tenha conforto, eficiência e resultado.”

Foto; Pedro H. Lopes/ Agro em Campo
Dotto também apresentou o novo Dry Box de 6 m³ da plataforma R Series, a plantadora BS 2225 HiTech com nova barra de 30 metros e 9 seções. Além da colheitadeira com barra de 42 metros — uma das maiores da categoria e uma das grandes inovações da feira.
“O trator S6, inclusive, já conquistou três dos maiores prêmios de design do mundo: o Good Design, o iF Design e o Red Dot. Isso mostra o quanto combinamos funcionalidade com excelência em engenharia e design”, concluiu Dotto.