A tradicional festa de São João ganha um toque especial em 2025 com o lançamento das embalagens comemorativas da Cachaça 51 e da Cachaça 51 Ouro, que chegam ao mercado com design inspirado na arte do renomado xilogravurista pernambucano J. Borges. A iniciativa da Cia. Müller de Bebidas celebra a rica identidade cultural brasileira. Especialmente as raízes nordestinas que marcam as festividades juninas.
As garrafas e latas colecionáveis exibem as cores vibrantes e os traços marcantes das xilogravuras de J. Borges, reconhecido internacionalmente por retratar o cotidiano e o folclore do Nordeste. As ilustrações destacam elementos típicos do São João, como sanfoneiros, fogueiras e dançarinos. Assim, reforça a conexão emocional da marca com os consumidores e valorizando a diversidade cultural do país.
Quem foi J. Borges
José Francisco Borges, conhecido como J. Borges (1935–2024), foi um renomado artista popular, poeta e xilogravurista pernambucano, natural de Bezerros, no Agreste de Pernambuco. Autodidata, ele começou a trabalhar com xilogravura para ilustrar suas histórias em cordel, uma forma tradicional de literatura popular em verso, e se tornou um dos maiores nomes dessa arte no Brasil. Apesar de ter frequentado a escola por apenas dez meses, J. Borges desenvolveu uma carreira marcada pela forte conexão com a cultura nordestina, retratando em suas obras cenas do cotidiano e do folclore regional com traços expressivos e cores vibrantes.

Sua obra ganhou projeção nacional e internacional a partir dos anos 1970, com exposições em museus como o Louvre, em Paris, e o Museu de Arte Moderna de Nova York, além de ilustrações para livros de escritores renomados, como Eduardo Galeano. Reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco, J. Borges recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Unesco e a comenda da Ordem do Mérito Cultural. Sua arte e poesia popular continuam a influenciar e representar a rica tradição cultural do Nordeste brasileiro.
Manifestação cultural
Marina Flavia da Silva, head de marketing e trade marketing da Cia. Müller de Bebidas, destaca a importância da ação: “O São João é uma manifestação da cultura brasileira celebrada em todo o país. Assim, temos orgulho de fazer parte desse momento. Unimos dois ícones do Brasil, a Cachaça 51 e a arte de J. Borges, para criar embalagens que homenageiam essa tradição com muito respeito e identidade.”
Além do apelo visual, as embalagens comemorativas ressaltam o papel da Cachaça 51 nas bebidas típicas da época. No Sul e Sudeste, a cachaça é ingrediente fundamental do quentão, enquanto no Nordeste é base para diversas batidas de frutas tropicais, como maracujá, coco e cajá, presentes nas festas juninas.
As embalagens especiais da Cachaça 51 e 51 Ouro estão disponíveis por tempo limitado. Portanto, corra atrás da sua. Eu já garanti a minha.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Fundo investirá em startups de energia limpa no Brasil
+ Agro em Campo: Drones oceânicos brasileiros monitoram terremotos marítimos