A ApexBrasil e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) levarão 24 empresas brasileiras para a Biofach, maior feira de produtos orgânicos da Europa. O evento acontecerá entre 11 e 14 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha. A Embaixada do Brasil em Berlim e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) também apoiam a iniciativa. Será a oitava participação consecutiva da ApexBrasil no evento.
O objetivo é fortalecer as exportações brasileiras de orgânicos para a Europa e consolidar a imagem do Brasil como líder no setor. Ou seja, o país, reconhecido pela biodiversidade e práticas agrícolas sustentáveis, amplia sua presença no mercado internacional. Em geral, as empresas selecionadas possuem certificação de orgânico validada pelos organizadores da feira. Além disso, a presença de mulheres em cargos de liderança foi um critério considerado na escolha dos participantes.
Oportunidade estratégica para as empresas
A feira representa uma oportunidade estratégica para ampliar negócios e fechar parcerias. Empresas brasileiras apresentarão produtos como mel, frutas, açaí, açúcar, erva-mate, castanha de caju e vinhos. A plataforma digital Buy Brazil, da ApexBrasil, facilitará conexões entre compradores internacionais e fornecedores brasileiros.
Segundo o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a Biofach impulsiona a bioeconomia e as iniciativas sustentáveis. “O crescimento da demanda por orgânicos é uma realidade. O Brasil tem grande potencial de expansão no setor”, destacou. Das 24 empresas brasileiras, 18 foram selecionadas pela ApexBrasil e 6 pelo MDA. Os segmentos representados incluem chás, especiarias, castanhas, frutas, derivados de mel, sucos, açúcar, álcool, açaí, café e bebidas alcoólicas.
Desde 2016, a ApexBrasil participa da Biofach em parceria com empresas brasileiras, ministérios e o Setor de Promoção Comercial e Investimentos (SECOM) do MRE. Em resumo, em 2024, a feira reuniu 2,5 mil expositores de 94 países. O Brasil levou 21 empresas, que fecharam quase US$ 17 milhões em negócios.