Close Menu
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Facebook X (Twitter) Instagram
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Agro em Campo
Home » Dia do Vinho Brasileiro: veja pesquisa inédita sobre a bebida
Notícias

Dia do Vinho Brasileiro: veja pesquisa inédita sobre a bebida

Dados revelam crescimento do consumo entre jovens, mulheres e consumidores mais escolarizados
Henrique RodartePor Henrique Rodarte01/06/2025
Facebook Twitter WhatsApp
Foto: Consevitis-RS/divulgação
Facebook Twitter WhatsApp

Hoje, 1º de junho, é o Dia do Vinho Brasileiro. E uma pesquisa inédita revela o crescimento e a consolidação do vinho nacional entre públicos estratégicos. O levantamento nacional, realizado pelo Instituto MDA Pesquisa em parceria com o Consevitis-RS e o Sebrae Nacional, mostra que o vinho brasileiro conquista cada vez mais espaço no cotidiano dos consumidores, especialmente entre jovens, mulheres e pessoas com maior escolaridade e renda.

O estudo ouviu 1.709 consumidores de bebidas alcoólicas entre 28 de janeiro e 6 de fevereiro de 2025, com resultados que indicam um cenário positivo para o setor vitivinícola.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Foto: Consevitis-RS/divulgação

Segundo a pesquisa:

Leia Também:

Novo vinho nacional - Pesquisadores desenvolvem bebida fermentada a partir do umbu

Consumir frutas e vegetais pode reduzir risco de depressão

Pesquisa desenvolve novos produtos alimentícios a partir de tilápia

  • 70% dos entrevistados consumiram vinho brasileiro nos últimos seis meses.
  • 66% realizaram compras de vinho nacional no mesmo período.
  • O vinho é a segunda bebida alcoólica preferida no país, com 33% da preferência, ficando atrás apenas da cerveja.
  • O consumo é mais expressivo entre mulheres, jovens de 18 a 24 anos, pessoas com ensino superior completo e renda superior a cinco salários mínimos.
  • As regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte dos consumidores de vinho nacional.

Frequência de consumo e hábitos de compra

A pesquisa revela que 68,5% dos entrevistados compraram vinho nos últimos três meses, com mais da metade (52%) consumindo a bebida diariamente ou semanalmente. Além disso:

  • 57% compram vinho uma ou mais vezes por mês.
  • A maioria (61%) adquire até duas garrafas por compra.
  • O gasto médio por rótulo está entre R$ 30 e R$ 70 para 45,4% dos consumidores, demonstrando o potencial competitivo do vinho brasileiro em faixas de preço acessíveis.

Preferências e momentos de consumo

O vinho tinto lidera a preferência, escolhido por 80% dos consumidores, seguido pelo branco (9%) e rosé (7%). Entre os tintos:

  • O tipo suave é mais consumido por mulheres jovens (63%).
  • O tinto seco predomina entre homens com maior escolaridade e renda (49%).

Os principais momentos para consumir vinho incluem relaxamento (45%), refeições em casa (41%), datas comemorativas (38%) e encontros sociais (30%).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Critérios de escolha e canais de compra

Os consumidores priorizam preço (29%), facilidade de acesso (28%) e variedade de opções (27%) na hora da compra. Recomendações de amigos e familiares influenciam 40% das decisões, enquanto a origem do produto pesa para 26%. Os principais pontos de venda são:

  • Supermercados (89%)
  • Empórios especializados (40%)
  • Lojas online (27%)

Desafios para o vinho brasileiro

Apesar do crescimento, o setor enfrenta desafios, principalmente a percepção do preço elevado, apontada por 52% dos entrevistados como uma barreira para o consumo. O presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto, destaca que a alta carga tributária encarece o produto e que o setor busca diálogo com autoridades para criar um ambiente mais favorável.

Rebellatto ressalta ainda a qualidade e a identidade do vinho brasileiro, que se conecta com os sabores e a cultura do país, e reforça o compromisso com a promoção e qualificação do setor para atrair novos consumidores.

O levantamento foi realizado pelo Instituto MDA Pesquisa, promovido pelo Consevitis-RS e Sebrae Nacional, com amostra nacional de 1.709 consumidores de bebidas alcoólicas. A divulgação da pesquisa coincide com as comemorações do Dia do Vinho Brasileiro, que valorizam o trabalho das famílias produtoras e a importância econômica e cultural da vitivinicultura no país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:
+ Agro em Campo: Pragas ameaçam lavouras de mandioca

+ Agro em Campo: Cachaça orgânica mineira conquista medalha de ouro na França

×
cana-de-açúcar
Cuidado: produzir açúcar em casa pode te levar pra cadeia
Consevitis-RS Dia do vinho brasileiro pesquisa Vinho
Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
AnteriorChina ainda não formalizou embargo total à avicultura brasileira
Próximo Cuidado: produzir açúcar em casa pode te levar pra cadeia
Henrique Rodarte
  • Website
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn

Um dos poucos jornalistas tímidos do mundo, evita aparecer pois sabe que a notícia é sempre mais importante. Trabalhando com jornalismo durante mais de vinte anos, em todas as editorias, já viajou o mundo cobrindo o agronegócio (e o entretenimento). Acredito que a sustentabilidade e o agro andam juntos, e que somos um exemplo para o mundo, além de celeiro da humanidade.

Conteúdo Relacionado

Gripe aviária: governo confirma controle de foco em granja do RS

04/06/2025

Drones oceânicos brasileiros monitoram terremotos marítimos

04/06/2025

Fertilizante orgânico de lodo de esgoto eleva eficiência da adubação mineral na cana-de-açúcar

04/06/2025

Colheita acelera e derruba preços do café em maio

04/06/2025

Kawatta e Majorca: novas variedades de laranjas

04/06/2025

Preço do arroz atinge menor nível em três anos

04/06/2025
Comentar
Leave A Reply Cancel Reply

Em alta

Garoto impressiona ao voltar da escola montado em porco

Azeite brasileiro conquista medalha de platina em Londres

São Paulo reforça combate ao Greening com novo edital

Chuva forte atinge Sul, Norte e Nordeste nesta quarta

Epagri recomenda antecipar semeadura do trigo

Grupo Jacto adquire SOLO e amplia atuação global

Agro em Campo
Agro em Campo

Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

Institucional
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Sustentabilidade
  • Eventos
  • Leilões
Últimas Publicações

Gripe aviária: governo confirma controle de foco em granja do RS

04/06/2025

Drones oceânicos brasileiros monitoram terremotos marítimos

04/06/2025

Fertilizante orgânico de lodo de esgoto eleva eficiência da adubação mineral na cana-de-açúcar

04/06/2025
© 2025 AGRO EM CAMPO

Digite acima e pressione Enter para pesquisar.